Press Releases

Sonae cresce 6% com sólido desempenho do portefólio e vendas atingem valor recorde de 6,8 mil milhões de euros

2021-03-18
PRINCIPAIS DESTAQUES DOS RESULTADOS DE 2020:
  • Portefólio demonstrou desempenho muito sólido, com todos os negócios a evidenciarem desempenhos assinaláveis, apesar do contexto muito desafiante causado pela pandemia
  • Volume de negócios consolidado cresceu 6,1% para mais de 6,8 mil milhões de euros (M€), um valor recorde, e EBITDA subjacente manteve-se praticamente estável em 593 M€
  • Resultado líquido consolidado atribuível a acionistas foi de 71 M€, impactado pela pandemia, com efeitos tanto a nível operacional como no que diz respeito à reavaliação de ativos
  • Vendas online agregadas mais do que duplicaram, atingindo cerca de 480 M€
  • Estrutura de capitais reforçada pela forte geração de cash flow, com redução da dívida líquida em 4% e refinanciamentos de mais de 750 M€, dos quais 225 M€ com enquadramento sustentável "ESG” e "Green”
  • Investimento cresceu 26% para mais de 500 M€, refletindo expansão orgânica e aquisições, nomeadamente reforços na NOS e na Salsa
  • Arctic Wolf, líder em operações de cibersegurança, tornou-se o segundo unicórnio do portefólio de investimentos da Sonae IM, juntando-se à Outsystems
  • Reforço do compromisso da Sonae com as Pessoas e o Planeta, com o apoio à comunidade a superar 14 M€, 73% das embalagens de plástico recicláveis, redução das emissões de CO2 em 18% face a 2019 e antecipação em uma década do desígnio da neutralidade carbónica
  • Proposta de dividendo de 4,86 cêntimos por ação, um aumento de 5% face ao ano passado, correspondendo a um dividend yield de 7,4%

Mensagem de Cláudia Azevedo, presidente da Comissão Executiva:
Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: "2020 foi um ano diferente. A pandemia Covid-19 impactou cada aspeto das nossas vidas e desafiou-nos enquanto organização. Enfrentámos disrupções profundas em áreas como a saúde e a segurança, o trabalho remoto, as cadeias de abastecimento e a aceleração digital. E não só estivemos à altura do desafio, como nos projetámos para o futuro.

Somos hoje uma empresa preparada para a era digital. A nossa resposta à pandemia distinguiu-nos de forma clara da concorrência. Nos nossos negócios de retalho, liderámos o caminho nas vendas online e na fidelização digital dos clientes. Marcas como o Continente ou a Worten viram as suas quotas de mercado no e-commerce atingirem valores bem acima das suas posições já de liderança em Portugal, contribuindo para um total de vendas online do grupo de cerca de 480 M€. No último ano, os nossos investimentos em tecnologia na Sonae IM aumentaram significativamente de valor, enquanto acelerámos a digitalização da interação com os nossos clientes no retalho, serviços financeiros e telecomunicações.

2020 foi um ano que comprovou a nossa agilidade coletiva. Movemos milhares de pessoas para trabalho remoto em apenas alguns dias, ajustámos compras e investimentos, adaptámos a capacidade das nossas redes de telecomunicações e das nossas entregas em casa dos clientes. Sem dúvida alguma, as mudanças organizacionais que implementámos nos últimos anos, aliadas ao talento jovem que se juntou ao grupo, foram fundamentais para atingir este nível de preparação e agilidade.

Sempre dissemos que a Sonae é mais do que a soma das suas partes. Isso nunca foi tão verdade como em 2020. As nossas pessoas e os nossos negócios apoiaram-se, aprenderam uns com os outros, e foram desafiados fazer melhor em conjunto. Estou incrivelmente orgulhosa e sensibilizada com o compromisso, a criatividade e o esforço feito pelas nossas pessoas durante a pandemia. É naturalmente graças às nossas pessoas que conseguimos chegar tão longe.

Este foi um ano que nos pôs à prova mais do que nunca e respondemos com propósito, permanecendo fiéis aos nossos valores. O nosso propósito deu-nos força para enfrentar os desafios e alcançar grandes progressos nos nossos compromissos ambientais e sociais, em especial no que diz respeito às emissões de carbono, à utilização de plásticos e à igualdade de género. Mas fomos mais além e reforçámos ainda mais o apoio às nossas comunidades. O nosso contributo superou os 14 M€ e mobilizámos os nossos negócios para doar milhares de bens e equipamentos de proteção individual a pessoas carenciadas e a profissionais de saúde e de segurança.

Globalmente, o portefólio diversificado de negócios líderes da Sonae manteve-se forte. Fomos capazes de aumentar o volume de negócios consolidado em 6,1% para 6.827 M€ e alcançar um EBITDA subjacente praticamente em linha com o de 2019. A solidez das nossas operações foi sustentada por uma gestão ativa de alocação de capital. Implementámos várias iniciativas de preservação de liquidez em todos os negócios e refinanciámos importantes linhas de crédito de forma a fortalecer ainda mais a nossa estrutura de capital. O nosso portefólio continuou a mostrar a sua capacidade de geração de cash flow e a dívida líquida consolidada do grupo diminuiu 47 M€ para 1.103 M€ nos últimos 12 meses.

Na Sonae, construímos um legado devido ao nosso foco no futuro. Acreditamos que os avanços científicos irão rapidamente controlar a pandemia. Mas 2021 não será um ano fácil. A nossa prioridade imediata continuará a ser a proteção das nossas pessoas, enquanto permanecemos comprometidos em servir os nossos clientes e criar valor para todos os nossos stakeholders. Para isso, teremos que ser incansáveis na inovação e adaptação a um ambiente em constante mudança. Simultaneamente, teremos que permanecer focados em fazer evoluir continuamente o nosso portefólio de investimentos, direcionando a alocação de capital para capturar oportunidades de crescimento de médio prazo e assegurar que a Sonae está preparada para o futuro. Esta sempre foi a nossa filosofia. Agora será mais necessária do que nunca.

Press Release na íntegra em anexo